As vitrines são fundamentais para diversos setores do comércio, do vestuário à alimentação, elas auxiliam no primeiro contato com o consumidor. E esse primeiro contato é essencial como veremos adiante. Uma vitrine bonita, com os produtos bem distribuídos, bem iluminada é capaz de atrair e vender o seu produto apenas pela forma como está organizada. Neste post, falamos da importância que as vitrines têm e o impacto que elas podem representar nas suas vendas.
Vitrinismo - a vitrine como estratégia de vendas
O vitrinismo combina estética, psicologia e marketing para criar uma apresentação de produtos que atraia os consumidores e os incentive a comprar. No setor de alimentos, onde a qualidade e a aparência do produto são de suma importância, uma vitrine bem organizada, iluminada e limpa pode ser um fator crucial para impulsionar as vendas.
O arranjo de uma vitrine de alimentos pode influenciar a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos. Uma vitrine bem organizada não apenas facilita a localização dos itens desejados pelos consumidores, mas também transmite uma sensação de cuidado e atenção aos detalhes que pode refletir positivamente na percepção da qualidade do produto.
Iluminação e cores
A iluminação é um componente essencial do vitrinismo. Uma vitrine bem iluminada destaca os produtos, mostrando suas cores e texturas da melhor maneira possível. Uma boa iluminação pode dar vida aos produtos, tornando-os mais atraentes aos olhos dos consumidores.
Vale destacar que diferentes tipos de iluminação podem ser usadas em uma vitrine, porém, dependendo do tipo de alimento, existem as que mais se enquadram e ajudam a destacar o produto.
Por exemplo, luzes halógenas são melhores na exposição de pães e salgados, pois ajudam a realçar a cor e também emitem calor, ajudando a manter o frescor e aroma dos alimentos. Já as luzes de LED além de produzir uma luz intensa e de boa qualidade são duradouras, o que pode aliar economia e boa exposição de alimentos como bolos, tortas e doces.
Outra dica importante é o posicionamento da luz, ela tem de ser colocada de modo que realce e destaque a características e qualidades do alimento, assim como as cores também são fundamentais para chamar a atenção, tendo, portanto, destaque na organização da vitrine.
Limpeza
A limpeza da vitrine também é de suma importância. Uma vitrine suja ou descuidada pode afastar os clientes, pois pode indicar falta de higiene e descuido com a qualidade do produto. Portanto, manter a vitrine limpa e livre de sujeira e poeira é essencial para apresentar os produtos de maneira eficaz.
Aumento das vendas
Uma vitrine bem organizada, iluminada e limpa certamente será capaz de melhorar as suas vendas. Para isso, utilize as estratégias de distribuição dos alimentos, por exemplo, os mais exclusivos e caros na altura dos olhos, alimentos semelhantes como coxinhas e risoles, ou sonhos e donut’s podem ficar próximos para influenciar na decisão de levar mais de um dos produtos ou facilitar na escolha, visto que a decisão de compra é um processo que acontece de forma rápida, em torno de 30 segundos.
Como vimos, são estratégias que aliadas à qualidade dos produtos podem ser responsáveis pelo aumentos significativos das suas vendas. Portanto, leve em consideração investir em uma vitrine bonita e bem iluminada para impulsionar suas vendas.
Gostou desse conteúdo? Continue navegando em nosso blog e confira os conteúdos exclusivos da Stampa Food. Ah, e não deixe de dar uma passada em nosso site e conferir as novidades e todos os nossos produtos.
Deixe uma resposta Cancelar resposta